Paschimottanasana : uma massagem no coração.

Para muitas pessoas do mundo moderno, a posição sentada é aquela que elas irão manter durante a maior parte do seu dia produtivo. Os sapatos estão para os pés da mesma forma que as cadeiras, os assentos de carro e os sofás estão para as articulações da pelve e para a porção inferior da coluna vertebral. Na prática do Yoga, assim como os pés descalços criam uma nova relação com o solo, o quadril, a articulação da pelve e a porção inferior da coluna vertebral desenvolvem uma nova relação com o solo ao sustentar o peso colocado diretamente sobre eles nas posturas sentadas. Ao praticarmos com a devida atenção à anatomia das articulações, dos músculos e dos tecidos conjuntivos relevantes, podemos restaurar parte da flexibilidade natural que as pessoas têm quando crianças, quando podem sentar e brincar no chão por horas a fio sem fazer esforço algum.

 

Você sabia que nos animais, a coluna vertebral fica na horizontal e o coração fica abaixo da coluna? Isso os mantém saudáveis e lhes dá grande resistência. Nos seres humanos, a coluna fica na vertical e o coração não fica debaixo dela, de modo que logo sentem os efeitos do esforço e são mais suscetíveis a doenças cardíacas. Em PASCHIMOTTANASANA, a coluna permanece reta e na horizontal, e o coração fica em um nível mais baixo do que a coluna. Uma boa permanência nesta postura massageia o coração, a coluna vertebral e os órgãos abdominais, que se sentem renovados, e a mente descansa.

Paschima literalmente significa o oeste. Isso implica toda a parte posterior do corpo, da cabeça aos calcanhares. O aspecto anterior, do rosto até os dedos dos pés, é o leste. O topo da cabeça, a parte mais elevada, é o norte enquanto as plantas dos pés constituem a parte baixa, ou sul, do corpo. Neste asana toda a parte posterior do corpo é intensamente alongada daí o nome.

Este asana tonifica os órgãos abdominais e evita que fiquem preguiçosos.Tonifica também os rins, rejuvenesce toda a coluna e melhora a digestão. Nos animais, a coluna vertebral fica na horizontal e o coração fica abaixo da coluna. Isso os mantém saudáveis e lhes dá grande resistência. Nos seres humanos, a coluna fica na vertical e o coração não fica debaixo dela, de modo que logo sentem os efeitos do esforço e são mais suscetíveis a doenças cardíacas.

Nas imagens os professores do Plié Namastê Studio demonstram o educativo do PASCHIMOTTANASANA.

Geralmente estendemos a coluna à partir dos ombros criando assim uma corcunda. Através do uso da cadeira vamos aprender a compreender melhor as partes envolvidas na postura. Com o tempo de prática a corcunda irá desaparecer e as costas se tornarão planas.

 

Através do uso dos props como a cadeira, mantas e cinto, vamos compreendendo melhor a importância da dobradura do quadril nas posturas sentadas onde temos flexão do tronco para frente.

Com o uso do material também é possível ganhar maior extensão vertical da coluna.

Durante a postura, as pernas se mantém compactadas para que com a força da gravidade não se abram para fora.

 

Boa Prática | Equipe Plié Namastê.

Bibliografia utilizada : Anatomia do Yoga | Leslie Kaminoff e Amy Matthews

Luz sobre o Yoga | B.K.S. Iyengar