Adho Mukha Svanasana, uma das posturas que faz parte da sequência do Surya Namaskar.
Ao praticar os asanas, o corpo do yogui assume formas que se assemelham à diversas criaturas.
É portanto desta forma que sua mente aprende a não desprezar nenhuma criatura, pois sabe que o mesmo Espírito Universal sopra em toda a criação,desde o menor inseto até o sábio mais perfeito.
Algumas posturas têm nome de plantas, outras de insetos, animais aquáticos, quadrúpedes ou anfíbios.
A postura Adho Mukha Svanasana, lembra a de um cachorro estendendo-se com a cabeça e as patas dianteiras para baixo e a traseira para cima. Adho Mukha significa ter a cara virada para baixo. Svana significa cachorro.
Esta postura é popularmente conhecida como a postura do cachorro olhando para baixo.
Segundo B.K.S.Iyengar a postura é especialmente apropriada para corredores cansados após uma corrida dura.
Ela proporciona aos velocistas rapidez e leveza nas pernas. Ele completa dizendo que uma longa permanência nesta postura, quando se está exausto, remove a fadiga e recupera a energia perdida. A postura alivia a dor e a rigidez nos calcanhares e ajuda a suavizar esporões do calcâneo. Ela fortalece os tornozelos e modela as pernas. A prática deste asana auxilia a erradicar a rigidez na região das escápulas e alivia a artrite nas articulações dos ombros.Os músculos abdominais são tonificadas e levados em direção à coluna.Como o diafragma é levado para a cavidade do tórax, a frequência cardíaca é reduzida. Ao abaixar o tronco,aumentamos o fluxo de sangue para a parte superior do corpo retirando a pressão do coração fazendo fluir o sangue para o cérebro.
Esta é uma postura estimulante.
Durante a execução,os músculos ísquiostibiais assim como os glúteos se alongam e a coluna se mantém de forma neutra completamente alinhada. Os ombros devem estar rotacionados para fora distantes das orelhas, enquanto que os cotovelos rotacionam para dentro. Nesta postura as articulações dos ombros assim como dos quadris se flexionam enquanto que as articulações dos joelhos e cotovelos se extendem.
Os Chakras Sahasrara, Manipura e Muladhara estão completamente envolvidos nessa postura.
Acompanhe no vídeo como fazer com o auxílio da parede.
Espero ter contribuído com sua prática.
Namastê.
Adri Borges.