Através dos ajustes, trabalhamos aberturas do corpo. Durante esse processo, abrimos também a mente e a inteligência.

“Uma abertura é como uma porta, e não existe porta que seja só de entrada.

Sim, estamos tentando entrar, mas o que está tentando sair para vir ao nosso encontro?

É a luz do invólucro mais profundo, o da beatitude (ananda), que deseja irradiar-se.

Somos como uma lanterna apagada: não se pode ver a luz em nosso interior.

Quando criamos essa abertura, o botão da lanterna é acionado e a luz da lâmpada se acende.” B. K. S Iyengar

Em Trikonasana, na imagem da direita, percebemos que, devido a relação da postura com nossa anatomia, o tronco parece tombar para frente, e o glúteo é projetado para trás. Na imagem da esquerda, observe que o bloco é utilizado para o melhor ajuste da postura.

 

Utthita Trikonasana,

Utthita significa estendido esticado. Trikona (tri = 3 kona = ângulo) é um triângulo. Este asana em pé é a postura do triângulo estendido.

Técnica

  1. Fique de pé em tadasana.
  2. Inspire profundamente e com um salto separe as pernas lateralmente a uma distância de 90 centímetros a 1 metro.Erga os braços ao lado alinhados com os ombros palmas das mãos voltadas para baixo.Mantenha os braços paralelos ao chão.
  3. Gire o pé-direito 90graus para a direita.Gire o pé esquerdo ligeiramente para a direita mantendo a perna esquerda estendida a partir da parte interna e o joelho firme.
  4. Expire flexione o tronco lateralmente para a direita levando a palma direita para perto do tornozelo direito. Se possível a palma da mão direita dele ficar completamente apoiada no chão.
  5. Estenda o braço esquerdo para cima (como na foto) mantendo-o alinhado com o ombro direito e estenda o tronco.A parte posterior das pernas do tórax e do quadril devem estar na mesma linha. Olhe para o polegar da mão esquerda estendida. Firme o joelho direito completamente puxando a patela para cima e mantenha o joelho direito alinhado com os dedos do pé.
  6. Permaneça nesta posição de 30 a 60 segundos respirando profunda e regularmente.Então eleve a palma direita do chão inspire e retorne para a posição do item 2.
  7. Em seguida gire o pé esquerdo 90 graus para a esquerda e o direito ligeiramente para a esquerda. Mantenha os joelhos firmes e siga as posições dos itens 2 a 6  invertendo todo o processo . Inspire e retorne à posição do item 2.Sustente a postura pelo mesmo tempo do lado esquerdo.
  8. Expire e com um salto volte para tadasana.

 

  Efeitos

 Este asana tonifica os músculos das pernas remove a rigidez das pernas e do quadril corrige qualquer deformidade menor das pernas e permitir que elas se desenvolvam uniformemente.Ele alivia dores nas costas e torcicolos fortalece os tornozelos e desenvolve o tórax.

Bibliografia utilizada: Luz sobre o Yoga e Luz na Vida ambos de B.K.S IYENGAR

Bons Estudos.

Equipe Plié Namastê.