Respirar seria um fenômeno totalmente fisiológico?
Para a ciência Yogui, a respiração é muito mais do que algo fisiológico.
Observe sua respiração quando sua mente está inquieta. Perceba como sua respiração trabalha em um ritmo acelerado.
Com o ritmo alucinante das grandes cidades, overdoses diárias de informações e obrigações, nossa saúde emocional, fica comprometida,e um dos primeiros sintomas pode aparecer na respiração.
Com o aparecimento da internet, grupos do WhatsApp e redes sociais, recebemos diariamente um excesso de estímulos e informações que contribuem para um maior fluxo de pensamentos.
O esgotamento mental da pessoa que não consegue desacelerar a mente, normalmente se converte em cansaço físico. Isso acontece porque o córtex cerebral, a camada mais evoluída do cérebro, “rouba” energia que deveria ser utilizada em músculos e outros órgãos.
Como o Yoga pode te ajudar?
Através de exercícios respiratórios, voluntariamente controlamos a respiração, tornado-a lenta induzindo assim uma tranquilidade emocional e mental.
Ao permanecer com a mente tranquila a respiração volta ao estado desacelerado.
Segundo Patanjali, autor dos Yoga Sutras, pranayama (técnica respiratória) é recomendado para de adquirir serenidade mental e paz interior.
Ritmando nossa respiração estabelecemos a paz.
A propósito,você já ouviu falar da técnica respiratória chamada respiração diafragmática?
Se você se deitar de barriga para cima, poderá observar como o abdômen sobe e desce ao ritmo respiratório. Faça um teste colocando a palma direita da sua mão bem em cima de seu abdomên. Observe que na inspiração sua mão se eleva e consequentemente na expiração retorna a posição inicial.
Observe uma criança dormindo. Sua respiração é diafragmática, repare no movimento de sua barriga.
Vale lembrar que a respiração diafragmática é realizada apenas pelas narinas e é responsável por 60 % da capacidade pulmonar.
O adulto ansioso assim como os atletas acabam se acostumando a respirar com a parte superior dos pulmões não aproveitando assim toda a capacidade pulmonar.
Segundo Hermógenes, autor de Autoperfeição com Hatha Yoga, a respiração diagragmática proporciona decorrentes massagens automáticas e naturais nos orgãos internos, víceras e glândulas e atua diretamente nas causas de obesidade e prisão de ventre.
A respiração diafragmática também tem sido utilizada também no tratamento de doenças cardíacas segundo o autor.
Disponibilizei no nosso Canal do Youtube, uma prática guiada de pranayama para que você possa sentir os beneficios na prática :https://bit.ly/aprendarespirar
Te desejo menos momentos ansiosos e mais respirações diafragmáticas.
Até a próxima.
Adri Borges
Namastê