Sempre pratiquei esportes de Ação, desde os 07 anos de idade, os quais têm um alto risco de acidentes inerentes à eles, como o skate de velocidade, atingindo velocidades acima dos 100km/h, o Surf de Rio praticado nas corredeiras dos Rios, e o Skate Vertical, praticado em rampas de 4 metros de altura. Também sou praticante da capoeira desde os 16 anos de idade e tive a oportunidade de ter contato com algumas partes do Yoga, em razão do Meu Mestre de Capoeira ser praticante de yoga também.
Em 2011, depois de ter duas graves lesões no joelho e ombro, com rompimento de todos os ligamentos, fiz a cirurgia de LCA (ligamento colateral anterior) no joelho esquerdo, em 2012 e de todos os ligamentos do manguito rotador do meu ombro esquerdo em 2014.
Em 2014, me encontrava desacreditado em voltar a praticar qualquer tipo de esporte.
Nesta mema época comecei a praticar o Yoga com ajuda da minha esposa, a professora Adri Borges.
Senti muita dificuldade no começo, quase chegando a desistir, mas persisti e fui me reabilitando e conhecendo mais o Yoga e a mim também.
O resultado disto foi a minha completa reabilitação. Desde 2014 não sofro nenhum tipo de lesão e voltei a praticar todos estes esportes, com performances ainda melhores, que as realizadas anteriormente.
Através dos Pranayamas (respiratórios), Dharana (concentração), Dhyana (meditação) e àsanas (posturas), aumentei a minha consciência corporal, diminuí a descarga adrenal inerente aos esportes de alto risco, aumentei a minha estabilidade mental e como consequência é a longevidade dentro destes esportes que tanto amo.
Fica aqui este meu breve relato e meus sinceros agradecimentos ao Yoga e a Professora Adri Borges por ter me mostrado o caminho.
Namastê
Delano Pozzetti